segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Planejar para prosperar

Oi gente,

Bom dia! Tudo bem?

O tema de hoje é planejamento. Como disse no post anterior, muitas coisas martelaram na minha cabeça depois do conselho do meu avô, e eu percebi que precisava me planejar para conseguir colocar esse conselho em ação.

Vamos ao clichê: sem planejamento, nada prospera. Clichê sim, mas é verdade! 

Então, se todo mundo já sabe que precisamos planejar para prosperar por que as pessoas não fazem logo isso? Simples, porque elas não sabem como planejar!  Conheço muitas pessoas que não sabem nem por onde começar um planejamento financeiro e que por vezes metem os pés pelas mãos na hora que precisam fazer compras. 

Resolvi então, mostrar alguns passos do planejamento que eu faço para quem sabe poder ajudar alguém. Seguem alguns passos:

1. Pare, pense, reflita e coloque no papel quais são seus objetivos/sonhos (curto, médio e longo prazo): 

para iniciar qualquer planejamento precisamos saber o que queremos.  Por exemplo: comprar uma calça, comprar um carro, comprar uma casa, fazer uma viagem, etc.

2. Detalhe o seu objetivo para definir quanto ele custará

Por exemplo: se um dos objetivos é fazer uma viagem, defina para onde vai ser a viagem, pesquise sobre o destino escolhido, veja quanto tempo você pretende passar no lugar que escolheu, veja quais são os passeios que quer fazer (e quanto eles custam em média), quanto custa a hospedagem, etc, etc, etc. Feito isso, você terá uma ideia de quanto custará seu objetivo e poderá planejar em quanto tempo ele será realizado.
*Dica: sempre arredonde os valores para mais, e não para menos.

3.Analise quanto você tem de dinheiro e de tempo

Nessa análise você precisa prestar muita atenção no que você tem de custo fixo (aquelas contas que você não pode deixar de pagar porque são essenciais no seu dia-a-dia) e os custos que você pode cortar ou diminuir. Depois disso, veja quanto sobrou e defina quanto você pode guardar para realizar seu sonho. Feito isso, você saberá quanto tem de dinheiro, e quanto tempo levará para realizar seu objetivo/sonho.

4. Seja honesto com você!

Eu sei que muita gente lê o que está nas etapas acima e pensa: quanta bobagem, todo mundo já sabe disso. Maaas, na maioria das vezes, as pessoas fazem o que está escrito nos pontos 1,2,3 e esquecem desse 4.

Eu diria que sem ser honesto com você, e sem pensar na sua realidade, dificilmente você irá conseguir seus objetivos!

Tá chegando a hora de pagar as contas de novembro e planejar o que queremos conquistar em 2015..
Essa é uma boa hora para colocar em prática as dicas acima. Vamos começar?


Vejo vocês no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário